Os quadradinhos da vovó são uma das receitas mais conhecidas do crochê. Com uma infinidade de variações, não existem limites para as peças que podem ser criadas a partir da combinação de quadradinhos. Mas como dar um visual mais moderno para peças feitas com uma receita tão tradicional? Nesse post, reuni seis sugestões de projetos que atualizam esse clássico do crochê.

 

Manta minimalista

Manta de quadradinhos da vovó
Manta feita com quadradinhos da vovó

Sem dúvida, a peça mais comum feita a partir de quadradinhos da vovó é a manta. Mas é possível atualizar esse clássico do crochê escolhendo cores mais modernas, como a manta acima, que ganhou um visual minimalista ao criar uma padronagem a partir da combinação de quadrados pretos e off-white.

 

Decoração de parede (Granny Square Wall Hanging)

decoração de parede
Decoração de parede feita com um quadradinho da vovó

Essa delicada decoração para parede pode ser um ótimo projeto para aproveitar sobras de lã. Se você curtiu a ideia, essa receita está disponível para compra no site do Ravelry

 

Bolsa de quadradinhos da vovó (Granny Square Tote)

Bolsa de quadradinhos da vovó
Bolsa de quadradinhos da vovó

Bolsas feitas de quadradinhos da vovó você encontra aos montes pelo Pinterest, mas essa me chamou a atenção pelo visual simples e moderno. Novamente, o segredo é a escolha das cores. Além disso, é possível deixar essa bolsa ainda mais sofisticada fazendo alças de couro.

Se você também gostou desse projeto, aproveite que a receita é grátis e o site inclui tutoriais em vídeo. 

 

Granny Squared Crochet Top

Top de quadrado da vovó
Top feito com quadrado da vovó

Para ser bem sincera, eu dificilmente curto roupas feitas com quadradinhos da vovó. O motivo é simples: é muito difícil conseguir uma boa modelagem e caimento a partir de quadrados. Essa blusa, que tem como base um super quadradão da vovó, me surpreendeu positivamente. E melhor, a receita é grátis

 

Almofada de quadradão da vovó (Easy All-In One Cushion)

Almofada de quadradão da vovó
Almofada feita com quadradão da vovó

Essa almofada também é feita a partir de um único quadradão da vovó e parece ser um projeto bem simples de fazer. Depois de crochetar o quadrado nas cores que você preferir, dê uma olhada nesse site aqui para encontrar um tutorial explicando como costurar e montar a almofada. 

 

Manta de triângulos ou losangos da vovó

Manta de triângulos de crochê
Manta feita com triângulos de crochê

Se você já cansou dos quadradinhos, por que não experimentar crochetar “triângulinhos” da vovó? Caprichando na escolha das cores, você pode fazer uma manta com um visual bem moderno. Se precisar de uma ajuda para fazer os triângulos, dê uma conferida nessa receita grátis disponível no Ravelry. 

Outra opção para uma composição bem geométrica é fazer a manta a partir de losangos. Você pode encontrar a receita nesse site

Manta de losangos de crochê
Manta feita com losangos de crochê

E aí? Gostou das ideias? Me conte nos comentários se você pretende fazer algum desses projetos!

2 comentários

  1. Os quadradinhos rosa,eu fiz igualzinha sem saber que na net tinha igual,agora que descobri,fiquei surpresa rs
    Como que é emendado? Pode mandar o passo a passo para meu email?
    danysbr@outlook.com
    Obg

Deixe seu comentário