Todo tricô é feito de ponto meia e ponto tricô, mas nem todos os tricoteiros tricotam da mesma maneira. Existem diferentes formas de tricotar, ou seja, diferentes “estilos”. Você sabe qual é o seu?

 

Estilo inglês X estilo continental

Os dois estilos de tricô mais comuns são o inglês e o continental. No estilo inglês, a lã é segurada na mão direita, juntamente com a agulha vazia. Já no estilo continental, a lã é tensionada na mão esquerda, que segura a agulha com os pontos da carreira anterior. O estilo continental costuma ser mais rápido que o inglês, pois exige menor movimentação das mãos.

estilo de tricô inglês
Ponto meia em tricô inglês.
estilo de tricô continental
Ponto meia em tricô continental.

 

Estilo de tricô português

O tricô à portuguesa também é conhecido como estilo peruano, inca, grego ou turco. Nessa técnica, a lã é tensionada ao redor do pescoço e o polegar é usado para formar o ponto na agulha. Algumas pessoas preferem tensionar o fio passando-o por um broche preso próximo ao ombro esquerdo. No tricô à portuguesa mãos se mexem pouco, e por isso é melhor para quem sofre de artrite ou algum outro problema causado por esforço repetitivo.

estilo de tricô português
Ponto tricô feito no estilo português.

 

Estilo de tricô irlandês

O estilo irlandês (Irish cottage knitting) também é conhecido como tricô “alavanca” (lever knitting). Essa técnica é uma variação do estilo inglês, em que a lã é segurada na mão direita. No entanto, a agulha direita não se mexe, ficando fixa abaixo da axila ou em um cinto chamado “makkin”, ou então segurada como um lápis. Dessa maneira, apenas a agulha esquerda é movimentada. O fio é tensionado nos dedos inferiores da mão direta, enquanto o indicador e o polegar manipulam os pontos.

O estilo irlandês é considerado a técnica mais rápida e mais ergonômica e, por isso, é muito usado por quem vive de fazer tricô. Aliás, esse é o estilo preferido das tricoteiras mais rápidas do mundo, que chegam a fazer até 80 pontos por minuto!

 

Estilo de tricô combinado

Essa técnica mistura o método de tricô ocidental com o oriental (comum na Ásia, África e países islâmicos). A diferença entre os dois métodos é a orientação dos pontos na agulha. No tricô ocidental, a “perna” direita do ponto fica na frente da agulha, enquanto a esquerda fica atrás. Já no oriental, a posição fica trocada. Pareceu confuso? Dê uma olhada nas fotos abaixo que você entende.

Orientação dos pontos de tricô
Orientação dos pontos: comum x torcida.

No estilo combinado, ao se fazer ponto tricô, a lã é passada em volta da agulha no sentido horário. Assim, os pontos ficam com a orientação trocada (torcidos). Já ao se fazer o ponto meia, tricota-se pela “perninha” de trás do ponto, o que faz com que o resultado não fique torcido.

 

Afinal, qual é o melhor estilo de tricô?

Na verdade, nenhum estilo é melhor que o outro. Alguns são mais rápidos ou ergonômicos que outros, mas o importante é que você se sinta confortável ao tricotar. Meu estilo natural é o continental, mas já tricotei à portuguesa. Acho que vou praticar um pouco mais porque me parece um método bem prático.

Saber tricotar em mais de um estilo pode ser bem útil para evitar fadiga e lesões. Mas tome cuidado ao trocar de estilo no meio de um projeto, pois a tensão pode mudar e o resultado será uma peça deformada. Além disso, tricotar jacquard fica mais simples se você conseguir tensionar cada fio em uma mão.

Se você conhece algum outro estilo de tricô que não citei aqui, me conte nos comentários!

5 comentários

  1. Oi, Pris, boa noite! Meu nome é Roseli, tenho 56 anos, sou natural de São Paulo. Aprendi o tricô e o crochê a anos, e conheci o seu canal do YouTube e gostei muito da forma como vc se expressa. É clara, objetiva e didática! Tenho uma curiosidade sobre o modo de posicionar o tricô e se possível, gostaria que me esclarecesse! A forma que eu aprendi a tricotar é segurando a agulha direita, rente ao corpo, debaixo da axila (pode isso? kkk, não vi até hoje, em lugar algum!)
    Sim, é isto mesmo! E por isso, passei a pesquisar formas de fazer o tricô e vi também que existe uma espécie de alfinete que, preso à roupa, conduz a tensão do fio! Vc sabe qual o nome e onde poderia comprar esse acessório? Agradeço imensamente sua atenção!

    • Oi Roseli! Tricotar com a agulha debaixo do braço é totalmente válido. Se você não quiser, não precisa mudar de estilo não! Mas a escolha é sua. O método que usa o alfinete é o método português. O alfinete funciona da mesma maneira que se você passar o fio no pescoço. Infelizmente não sei onde você pode comprar… acho que nesses sites da China (tipo Aliexpress) deve ter, mas demora tanto pra chegar que não sei se vale a pena. Talvez você encontre em algum armarinho online.

      Mas você sabe que no método português os pontos são feitos de outra maneira, né? Não é só usar o alfinete e continuar tricotando como você já faz. Mas é sempre uma boa idéia experimentar outros métodos pra ver se você se adapta melhor. Bjs!

  2. Roseli, tenho 48 anos e aprendi a tricotar quando ainda era criança, com a minha avó. Ela me ensinou usando a agulha embaixo da axila esquerda. Também achava estranho, porque vejo todo mundo fazendo com a as agulhas soltas. Acho que eu não conseguiria fazer de outro jeito. Mas cheguei até aqui porque estava procurando se isso era normal, kkkkkkkk
    Acho bem prático e rápido.

    Pris, parabéns pelo site!

  3. Voce sabe onde consigo o “cinto” makkin citado por vc.? Sob axila tenho sentido dores. Tentei trocar para o metodo portugues. Kkkkk mas esta complicado.

Deixe seu comentário