A montagem alternada é uma técnica adequada para trabalhos começados em ponto barra. Seu aspecto lembra o da montagem tubular, com pontos que parecem continuar pelo lado do avesso. No entanto, sua execução não é tão complexa quanto a da montagem tubular. Por isso, ela pode ser uma alternativa mais simples e rápida.
Assim como na montagem tubular, na montagem alternada os pontos já ficam prontos para serem trabalhados em barra 1×1. No entanto, é possível adaptá-la para barra 2×2. O tutorial de como transformar a montagem alternada de 1×1 para 2×2 está disponível na Tricopedia.
Na minha opinião, a montagem alternada não substitui completamente a montagem tubular. Como sempre, você deverá avaliar qual das duas montagens é a mais adequada para o seu projeto.
A montagem alternada é uma variação da montagem à inglesa (cable cast on, em inglês). A diferença é que em vez de passar a agulha entre os dois pontos anteriores sempre em sentido meia (da frente para trás), alternamos uma montagem em sentido meia, e outra em sentido tricô (de trás para a frente). Isso faz com que os pontos montados já fiquem com o aspecto de pontos meia ou de pontos tricô. Aí nas carreiras seguintes, tricotamos a barra 1×1 de acordo com a aparência dos pontos montados, ou seja, os pontos com aspecto de meia tecemos em meia, e os com aspecto de tricô tecemos em tricô.
Se você ficou com dificuldade de entender o parágrafo anterior, não se assuste! A explicação em texto parece bem mais complexa do que realmente é na prática! Assista ao vídeo no YouTube que você vai ver que não tem nada muito complicado nesta montagem.
1 comentário
Querida Pris,
Estou adorando teu canal, voltei a tricotar depois de 20 anos sem pegar uma agulha de tricô. Sou empresária, tenho 62 anos e nesta quarentena resolvi voltar a tricotar, conheci teu canal e fiquei encantada com tua didática, fiquei tão animada que fiz uma compra de agulhas e lãs e procurando um bom projeto. Parabéns pelo teu trabalho, já estou te seguindo no Instagram e assistindo teus videos no Youtube. Nestes dias de tantas coisas tristes é tão bom ver alguém linda, leve e comprometida com uma arte tão bela.