Estamos chegando ao final do Circuito do Tricô do inverno de 2020, e eu estou tendo o privilégio de encerrar esta edição com o meu projeto! E para esta ocasião mais que especial, fiz uma nova versão de uma das minhas receitas preferidas: o gorro Chevron, agora repaginado e rebatizado como Gorro Riley.
Baixe a receita em pdf!
Se você caiu aqui de paraquedas e está por fora do que é o Circuito do Tricô, nós somos um grupo de tricoteiras que se reuniram para apresentar um projeto de tricô por semana gratuitamente. Você pode conhecer mais sobre o trabalho de cada uma de nós no Instagram:
Rosiene | Bianca Schultz | Sandra Baroni | Katia Priscilla | Iris Alessi | Barbara Vilas Boas | Lê Yamashita | Pris Lopes
Relançar este projeto no Circuito do Tricô foi uma ótima oportunidade para dar uma turbinada nesta receita. Ela foi criada inicialmente em 2017, antes mesmo de começar o meu canal no YouTube. Acredito que foi por este motivo que ela continuou desconhecida da maioria das pessoas que acompanham o meu trabalho. Para relançá-la, fiz várias alterações, inclui mais informações no PDF e gravei o passo a passo em vídeo. Na verdade, foi quase como se estivesse criando uma nova receita, apesar de manter o padrão do jacquard e a aparência geral do gorro.
Já que fiz todas essas mudanças, decidi mudar também o nome deste projeto para Gorro Riley, em homenagem à artista inglesa Bridget Riley. Ela foi um dos expoentes da Op Art, movimento artístico que explora as ilusões de ótica criadas por contrastes de cor e formas geométricas. Não é de hoje que adoro padronagens gráficas e com certeza a Op Art é uma das minhas influências. Acredito também que esse seja um dos motivos porque a técnica do jacquard me parece tão interessante.
A parte em jacquard do Gorro Riley não é complexa. A receita inclui o gráfico, que é bem simples, com apenas 4 voltas de repetição. Mas para quem não é fã de gráficos, também constam as instruções em texto. Se você nunca tricotou jacquard mas sempre quis tentar, este gorro é para você! Só é necessário ter experiência em tricô circular com agulhas circulares e agulhas de duas pontas (DPN) ou laço mágico.
A primeira versão do gorro Riley (foto abaixo) foi feita com a lã Woolly Merino Superwash, da DMC, que comprei na minha viagem à França. Nesta nova versão, usei o fio Sidney, da Filatura Cervinia (Lanafil), pois este é um fio que pode ser encontrado em vários armarinhos online aqui no Brasil. Se você não puder ou não quiser usar o fio Sidney nem o Woolly, você pode usar outro fio desde que consiga uma amostra com a mesma tensão indicada na receita (saiba mais sobre amostras e tensão aqui). Recomendo que você faça duas amostras: uma em ponto jérsei e a outra seguindo o gráfico do jacquard. No PDF e no vídeo da receita eu explico mais detalhadamente sobre isso. No vídeo também dou dicas de quais são as características desejáveis para o fio deste projeto, tendo em vista as especificidades do jacquard.
A receita é grátis. Você pode encontrá-la no Ravelry no link abaixo.
Baixe a receita em pdf!
Antes de começar o projeto, não esqueça de conferir meu post com dicas para tricotar jacquard!
Se você fizer esse gorro e postar foto no Instagram, não esqueça de me marcar (@prisgl) e usar a hashtag #circuitodotricô!
2 comentários
Olá! Fiquei apaixonada pelo gorro. Vou me aventurar a fazer. Mas gostaria de te falar que o link para receita está dando erro.
Obrigada por compartilhar tanta coisa linda!
Lindo, amo folhas!