Você costuma tricotar uma amostra antes de começar seu projeto? Não!? Você acha que é perda de tempo? Nesse post espero te convencer que as amostras podem poupar seu tempo e diminuir as chances de você arrancar os cabelos por ter que desfazer aquele trabalho lindo que ficou do tamanho errado. Então segure a ansiedade e vamos lá!

 

Afinal, o que são amostras?

Uma amostra é um quadrado que você tricota para descobrir quantos pontos e quantas carreiras você faz por centímetro. Isso é importante para saber se o seu projeto vai sair do tamanho certo.

 

Como fazer uma amostra?

Geralmente, as receitas indicam a quantidade de pontos e carreiras que você precisa fazer na sua amostra. Por exemplo: 10 pontos / 15 carreiras = 10 cm em ponto meia. Isso significa que a sua amostra de 10 x 10 cm precisa ter 10 pontos e 15 carreiras, feitos em ponto meia. Simples assim.

As amostras costumam pedir quadrados de 10 x 10 cm. Recomendo que você faça uma amostra um pouco maior, pois isso facilitará no momento de medir. Se a sua amostra for feita em ponto meia, é uma boa ideia você tricotar uma borda de 1 cm em ponto de cordões de tricô (ponto jarreteira em Portugal), pois isso ajudará a amostra a ficar mais plana, sem enrolar as bordas. Algumas receitas poderão pedir que a amostra seja feita em outro tipo de ponto, então verifique sempre qual é o ponto indicado.

Para medir, tire a sua amostra da agulha e a coloque sobre uma superfície plana. Então, use uma régua ou fita métrica para delimitar o quadrado de 10 x 10 cm. Você pode marcar usando alfinetes um marcadores de pontos. Cada “V” corresponde a um ponto, como mostra a imagem abaixo.

exemplos de amostra
Cada “V” corresponde a um ponto.

Se você conseguiu a tensão indicada, parabéns! Você já pode começar seu projeto.

Infelizmente, nem sempre a gente consegue a tensão desejada. Às vezes, mesmo uma pequena diferença na amostra traz problemas. Por exemplo: você quer tricotar um casaco 100cm de circunferência. A receita diz que sua amostra de 10 x 10 cm deve ter 30 pontos, ou seja, 3 pontos por cm. Com a tensão certa, você faria o casaco com 300 pontos.

Digamos que na sua amostra você fez 4 pontos por cm. Não parece uma diferença muito grande, não é mesmo? O problema é que ao fazer o casaco com 300 pontos, ele ficará com apenas 75 cm de circunferência. Um pouco apertado, não é mesmo?

 

E como resolver esse problema?

Existem 3 fatores que influenciam esse resultado:

  1. a espessura da agulha;
  2. a espessura da lã;
  3. a tensão do seu tricô, isto é, se você faz pontos mais apertados ou mais soltos.

Você pode controlar a espessura das agulhas e da lã, mas não o modo como você tricota. Por isso, você pode ter resultados inesperados mesmo usando a lã e as agulhas sugeridas pela receita. Isso acontece porque cada pessoa tricota com uma tensão diferente, ou seja, umas fazem pontos mais apertados, enquanto outras fazem pontos mais soltos. Não existe certo ou errado. A tensão do seu tricô é uma particularidade sua.

Assim sendo, você tem 2 opções para tentar chegar ao número de pontos e carreiras exigidos pela receita:

  1. Mudar a espessura da agulha: com uma agulha maior, você conseguirá “soltar” mais os pontos, e, consequentemente, fazer menos pontos por centímetro. Da mesma forma, ao diminuir o tamanho da agulha, você “apertará” mais o tricô e fará mais pontos por centímetro.
  2. Escolher outra lã: se você perceber que o resultado está muito longe do esperado, mais vale mudar de lã.

Para conseguir chegar à tensão certa, o segredo é experimentar.

 

Mas todos os projetos precisam de uma amostra?

Quase todos. A exceção é se a peça não precisa ter um tamanho exato, como, por exemplo, um cachecol ou uma manta. Mas caso você queira uma manta que fique do tamanho certinho para a cama, você precisa fazer sim.

Ao fazer uma amostra você também poderá verificar se a lã vai dar o caimento adequado à peça e se as cores que você escolheu vão ficar bonitas, além de poder praticar um pouco o ponto que você vai usar no projeto.

 

E se eu usar a lã e as agulhas indicadas na receita? Isso não garante que vai sair do tamanho certo?

Não necessariamente. A pessoa que criou a receita pode tricotar mais apertado ou mais solto que você. Mas é claro que fazer uma amostra é ainda mais importante se você está pretendendo usar outra lã que não a indicada na receita.

Dica: se você costuma usar um tipo de lã com muita frequência, você pode deixar uma amostra preparada, com a indicação de quais agulhas foram usadas, e qual a tensão alcançada. Isso vai poupar tempo na hora que você for fazer outro projeto com essa mesma lã.

E então? Ainda vai querer correr o risco de ter que desfazer o mesmo projeto várias vezes?

Deixe seu comentário