Estamos chegando ao final do Circuito do Tricô do inverno de 2020, e eu estou tendo o privilégio de encerrar esta edição com o meu projeto! E para esta ocasião mais que especial, fiz uma nova versão de uma das minhas receitas preferidas: o gorro Chevron, agora repaginado e rebatizado como Gorro Riley.

Baixe a receita em pdf!

Se você caiu aqui de paraquedas e está por fora do que é o Circuito do Tricô, nós somos um grupo de tricoteiras que se reuniram para apresentar um projeto de tricô por semana gratuitamente. Você pode conhecer mais sobre o trabalho de cada uma de nós no Instagram:  

Rosiene  |  Bianca Schultz ​ | ​ Sandra Baroni  |  Katia Priscilla  |  Iris Alessi​  |  ​​Barbara Vilas Boas ​ |  Lê Yamashita ​ |  ​Pris Lopes

Gorro Riley
Gorro Riley.

Relançar este projeto no Circuito do Tricô foi uma ótima oportunidade para dar uma turbinada nesta receita. Ela foi criada inicialmente em 2017, antes mesmo de começar o meu canal no YouTube. Acredito que foi por este motivo que ela continuou desconhecida da maioria das pessoas que acompanham o meu trabalho.  Para relançá-la, fiz várias alterações, inclui mais informações no PDF e gravei o passo a passo em vídeo. Na verdade, foi quase como se estivesse criando uma nova receita, apesar de manter o padrão do jacquard e a aparência geral do gorro.

Já que fiz todas essas mudanças, decidi mudar também o nome deste projeto para Gorro Riley, em homenagem à artista inglesa Bridget Riley. Ela foi um dos expoentes da Op Art, movimento artístico que explora as ilusões de ótica criadas por contrastes de cor e formas geométricas. Não é de hoje que adoro padronagens gráficas e com certeza a Op Art é uma das minhas influências. Acredito também que esse seja um dos motivos porque a técnica do jacquard me parece tão interessante.

A parte em jacquard do Gorro Riley não é complexa. A receita inclui o gráfico, que é bem simples, com apenas 4 voltas de repetição. Mas para quem não é fã de gráficos, também constam as instruções em texto. Se você nunca tricotou jacquard mas sempre quis tentar, este gorro é para você! Só é necessário ter experiência em tricô circular com agulhas circulares e agulhas de duas pontas (DPN) ou laço mágico.

A primeira versão do gorro Riley (foto abaixo) foi feita com a lã Woolly Merino Superwash, da DMC, que comprei na minha viagem à França. Nesta nova versão, usei o fio Sidney, da Filatura Cervinia (Lanafil), pois este é um fio que pode ser encontrado em vários armarinhos online aqui no Brasil. Se você não puder ou não quiser usar o fio Sidney nem o Woolly, você pode usar outro fio desde que consiga uma amostra com a mesma tensão indicada na receita (saiba mais sobre amostras e tensão aqui). Recomendo que você faça duas amostras: uma em ponto jérsei e a outra seguindo o gráfico do jacquard. No PDF e no vídeo da receita eu explico mais detalhadamente sobre isso. No vídeo também dou dicas de quais são as características desejáveis para o fio deste projeto, tendo em vista as especificidades do jacquard.

Gorro Chevron

A receita é grátis. Você pode encontrá-la no Ravelry no link abaixo.

Baixe a receita em pdf!

Antes de começar o projeto, não esqueça de conferir meu post com dicas para tricotar jacquard!

Se você fizer esse gorro e postar foto no Instagram, não esqueça de me marcar (@prisgl) e usar a hashtag #circuitodotricô!

2 comentários

  1. Olá! Fiquei apaixonada pelo gorro. Vou me aventurar a fazer. Mas gostaria de te falar que o link para receita está dando erro.
    Obrigada por compartilhar tanta coisa linda!

Deixe seu comentário