As agulhas circulares são uma bênção na vida de qualquer tricoteiro(a). Mas infelizmente não é possível usá-las para projetos que tenham a circunferência menor que o comprimento do cabo. Apesar de existirem agulhas com o cabo de 22 cm, geralmente o menor tamanho encontrado nos armarinhos é o de 40 cm. Para resolver esse problema, podemos usar o laço mágico (que ensinei no primeiro vídeo do canal), ou então as agulhas de duas pontas.

roupinha para cachorro
Work in progress: roupinha para cachorro.

As agulhas de duas pontas (também conhecidas como agulhas de ponta dupla), como o nome mesmo indica, possuem os dois lados pontudos. Elas são chamadas de double pointed needles ou DPNs nas receitas em inglês.

Elas são vendidas em conjuntos de 4 ou 5 agulhas, com a mesma numeração das agulhas retas ou circulares. Quanto ao comprimento, as DPNs podem ter vários tamanhos, mas são menores que as agulhas retas.

Manejar as quatro ou cinco agulhinhas ao mesmo tempo não costuma ser muito fácil no começo. Mas não deixe isso te desanimar! Como tudo no tricô (e na vida), a prática faz a perfeição. Comece com projetos simples e dê preferência a agulhas de madeira (em vez das de metal, que são mais escorregadias) para evitar que os pontos deslizem para fora das agulhas. Em breve pretendo escrever outro post dando mais dicas sobre as DPNs.

Assista o vídeo e aprenda a tricotar com as agulhas de duas pontas!

 

Me conte aí nos comentários se você já conhecia as agulhas de duas pontas! E aguarde que em breve farei um passo a passo de um projeto bem simples para quem quer começar a usá-las!

1 comentário

  1. Amei as agulhas!! Comprei um par para eu fazer uma roupinha para minha cachorra, apanhei no começo mas agora estou gostando muito!!
    Você falou para dar preferência as agulhas de bambu ou madeira. Tem alguma marca que indique comprar ?

    Abraços

Deixe seu comentário