Você já tricotou jacquard? Na boa, aquela confusão de fios do lado do avesso assusta um pouco, né? Reuni algumas dicas para facilitar a vida de quem estiver afim de encarar o desafio. Depois de treinar um pouquinho, você vai ver que até o avesso do trabalho tem o seu charme!

(Se você nunca ouviu falar de jacquard, eu explico os vários tipos de tricô colorido nesse post aqui.)

 

1. DÊ PREFERÊNCIA PARA PROJETOS CIRCULARES

Algumas pessoas têm um pouco de resistência com o tricô circular. Mas a ideia de que ele é mais complexo que o tricô plano é um mito.

Se você é uma dessas pessoas que têm medo das agulhas circulares, o jacquard pode te convencer a dar uma chance para elas (eu mesma amo as agulhas circulares, e as uso mesmo em projetos planos!). Quando se trata de jacquard, trabalhar de forma circular é muito mais simples, pois você tricota sempre no lado direito da peça. E isso faz muita diferença. Ao tricotar sempre do lado direito, você consegue visualizar melhor o que está fazendo. Assim, a chance de confundir as cores é muito menor.

No entanto, se você tricota no estilo português (com o fio tensionado no pescoço), é provável que você se sinta mais à vontade tecendo ponto tricô do que ponto meia. Se este for o seu caso, você pode tricotar o jacquard circular pelo lado do avesso, tecendo todos os pontos em tricô, e passando os fios flutuantes pela frente do trabalho.

Para que a malha em jacquard fique uniforme, é essencial manter a tensão constante. E é mais fácil conseguir isso quando você não precisa alternar as carreiras em ponto meia (direito) e ponto tricô (avesso), pois geralmente a tensão dos pontos tecidos em meia não é a mesma dos pontos tecidos em tricô. Acredite em mim, tentar fazer o  jacquard em tricô plano vai  ser muito mais trabalhoso e, consequentemente, mais frustrante. 

 

2. SAIBA COMO LER GRÁFICOS

As padronagens em jacquard vêm sempre em gráficos quadriculados, como estes abaixo. Para ler os gráficos não tem muito segredo. Cada quadradinho representa um ponto. Sempre comece de baixo para cima. O sentido de leitura é da direita para a esquerda no tricô circular, e cada linha representa uma volta. Já no tricô plano, cada linha corresponde a uma carreira. Assim, você vai ter que ler uma linha da direita para a esquerda, a próxima da esquerda para a direita, em zigzag. A ilustração abaixo deve deixar isso mais claro para você.

gráfico para jacquard plano e circular
Gráfico para jacquard plano e circular.

 

3. MANTENHA A TENSÃO UNIFORME

Ao tricotar jacquard, é mais que essencial cuidar para não puxar ou soltar demais os fios. Parece óbvio, mas esse pode ser um grande desafio. A tensão dos pontos pode comprometer muito o resultado final do seu trabalho.

Às vezes vemos peças que ficam franzidas. Isso é resultado de pontos muito apertados, que repuxam o fio solto no lado do avesso. Mas se os pontos estiverem muito soltos, podem aparecer buraquinhos na malha.

Dependendo da composição do fio que você estiver usando, a blocagem pode ser uma grande aliada para corrigir pequenas inconsistências na tensão dos pontos. Por isso, dê preferência a fios que respondam bem à blocagem, como é o caso da lã (de ovelha).

 

4. EXPERIMENTE SEGURAR CADA FIO COM UMA MÃO

Ao trabalhar com dois fios, é comum acabar ficando com os novelos todos embaralhados. Uma maneira de minimizar esse problema é segurar cada fio com uma mão. Assim, você tricota um fio no estilo continental e o outro no estilo inglês. É por isso que a maioria dos projetos trabalham somente com 2 cores em cada carreira / volta. Não é fácil, mas depois de um pouco de prática, você vai conseguir tricotar bem mais rápido do que se estivesse pegando e soltando os fios para fazer cada ponto. Outra dica para evitar a dor de cabeça de ter que desenrolar os novelos o tempo todo é colocar um deles à esquerda, e o outro à direita.

Atualização (15/07/2020): No entanto, para conseguir manter a tensão constante usando as duas mãos, é necessário muita prática. Como não tricoto jacquard com tanta frequência, sinto que é muito difícil quando preciso usar minha mão direita para passar o fio, visto que tricoto normalmente no estilo continental (com o fio tensionado na mão esquerda). Certamente, se tricotasse jacquard com mais frequência, poderia me acostumar a usar as duas mãos. Mas, não é o caso. Por isso, agora prefiro tensionar os dois fios com a mão esquerda, como faço normalmente, pois assim consigo manter a tensão dos pontos mais constante.

jacquard com duas mãos
Use as duas mãos para tricotar jacquard.

 

5. TOME CUIDADO PARA NÃO TORCER OS FIOS

Quando se trata de jacquard, é muito importante se levar em conta a ideia de dominância de cor.  É simples: dependendo de qual fio passe por cima ou por baixo, o trabalho vai ter uma cor que prevalece. Por isso, é essencial que você seja consistente na maneira em que segura os fios. Pode parecer exagero, mas não é.

Geralmente, procuramos fazer o desenho sobressair em relação à cor de fundo. Para isso, você precisa saber que a cor que passa por baixo fica mais destacada do que a que passa por cima, ou seja, têm maior dominância. Por isso, é importante que você decida qual fio passará por cima e qual passará por baixo antes de começar o trabalho, e continue do mesmo modo até o final.

jacquard: dominância de cor
Esse efeito fica evidente em padronagens mais miudinhas.

 

6. EVITE DEIXAR O FIO SOLTO POR MUITOS PONTOS

Fios “flutuantes” muito compridos podem ser um problema para quem vai usar a peça que você está tricotando. Por exemplo, se você deixa fios muito longos em um suéter, pode acontecer dos dedos da pessoa ficarem presos e puxarem os fios quando ela veste a roupa.

Para evitar que isso aconteça, é importante que você “prenda” o fio a cada 3 ou 5 pontos. Para isso, é só cruzar o fio que não está sendo usado com o outro. Geralmente, as padronagens no estilo Fair Isle ou escandinavo não têm desenhos tão grandes que você precise se preocupar com isso, mas fique atento!

 

jacquard errado
Evite esse problema “prendendo” o fio a cada 3 ou 5 pontos.

Com essas dicas e um pouco de prática você logo se tornará profi no tricô colorido. E aposto que vai querer mostrar para todo mundo como o seu avesso está caprichado!

8 comentários

  1. Pris, além de você ser uma moça linda, é muito prendada, educada e gentil! Obrigada por compartilhar com todos, tão didaticamente, os seus conhecimentos.

  2. Aline Pereira da Silva Responder a %s

    Muito obrigada pelas dicas!! Estou aprendendo cada dia um pouquinho mais com sua experiência. Aprendi o tricô com minha avó quando eu era ainda muito pequenina, e agora, no auge dos meus 30 anos, reaprendi a técnica e seu site tem me ajudado muito. Obrigada mais uma vez!

  3. Olá, fiz um trabalho em jacquard e ele repuxou em algumas partes do trabalho, há como recuperar?
    abcs

    • Oi Fabi! Se você tiver usado um fio de composição natural, faça a blocagem. Acredito que suavizaria a problema. 😉

  4. Fernanda Machado Responder a %s

    Oi Pris!!!!
    Gostei das dicas e tricoto padronagens há 6 anos, também acho muito mais fácil no tricô circular hehehehe mas sempre cruzo todos os fios, acho que fica mais caprichado, com um bom acabamento, da um pouquinho de trabalho massss, compensa.
    Vc sabe usar o anel norueguês? Sabe aonde tem pra vender aqui no Brasil? Pensei em improvisar um, usando um garfo (talher, mesmo) pq vi um parecido no Pinterest.
    Um beijo e muito obrigada pelas aulas, vc faz um excelente trabalho♥

  5. Amei as dicas! Já fiz alguns testes com jacquard á partir do estudo de um livro que minha mãe tem muito antigo, mas ele não dava tantas dicas! Muito interessante! Muito obigada por compartilhar conosco essas dicas!

Deixe seu comentário