Recentemente passei por um sufoco ao arrematar a barra de um sweater top-down. Já estava comemorando a conclusão do projeto (que levou muuuuitas horas para ficar pronto), mas quando vesti a blusa, ela estava tão apertada que não passava no meu quadril. Depois de um breve momento de desespero, resolvi que ia refazer e saí varrendo a internet procurando uma maneira de fazer o acabamento de modo que a barra ficasse mais folgadinha.

Foi assim que descobri esse arremate flexível. Ele é perfeito para aquelas situações que você precisa que a barra (ribana) não fique tão apertada. Por isso, recomendo também esse arremate para a barra das mangas ou gola de uma blusa, e para o tornozelo de meias (toe up).

comparando arremates
Comparando o arremate comum (abaixo) com o JSSBO (acima).

O nome desse arremate flexível é Jeny’s Surprisingly Stretchy Bind Off (JSSBO). Depois que eu já tinha gravado o vídeo, fui pesquisar quem era a tal Jeny que inventou essa técnica. Se você também está curioso, visite o blog dela aqui. É importante a gente dar os créditos a quem merece, não é mesmo?

resultado do arremate flexível
O acabamento fica com um zigzag bem fofo.

E o que tem de surpreendente nele? A sua simplicidade! É até difícil de acreditar que algo tão simples possa ser tão eficiente. Você só precisa fazer uma laçada antes de cada ponto. O segredo está no sentido de cada laçada.

Basicamente, antes de cada ponto meia você faz uma laçada reversa, e antes de cada ponto tricô você faz uma laçada normal. Se ficou confuso, não se preocupe, eu explico como fazer isso direitinho no vídeo. Então, se você já passou por um sufoco parecido com o meu, os seus problemas acabaram! Assista o vídeo e aprenda agora esse surpreendente arremate flexível!

4 comentários

Deixe seu comentário