Esse é o primeiro post/vídeo de uma série ensinando diferentes pontos de tricô, e nada melhor que começar com um dos meus pontos preferidos: o fisherman’s rib!

Você pode estar se perguntando porque eu estou usando um nome em inglês para esse ponto. Bem, parece que existe uma falta de consenso sobre os nomes de vários pontos de tricô em português. Na verdade, eu aprendi o fisherman’s rib em um vídeo gringo, então quando fui procurar o nome correspondente em PT-BR, a coisa ficou complicada. Existe muita confusão quando se trata de ponto inglês, barra inglesa, ponto falso inglês, brioche… e por isso resolvi fazer o post e o vídeo com o nome em inglês mesmo.

Pelo que entendi, o que se chama de “ponto inglês” é o brioche, que é feito de laçadas e pontos meia juntos. O brioche é visualmente parecido com o fisherman’s rib, mas sua execução é bem diferente. Existe também a “barra inglesa” (também chamada de ponto falso inglês), que é ainda mais parecida com o fisherman’s rib. A única diferença entre os dois é que a barra inglesa é feita com pontos meia duplos e pontos tricô, enquanto o fisherman’s rib é feito de pontos meia duplos e pontos meia simples. Ficou confuso? Veja o vídeo que explico tudinho!

Como tricotar o fisherman’s rib:

Monte um número par de pontos (recomendo que você acrescente pontos de borda).

Carreira base: todos os pontos em meia.
Todas as próximas carreiras: *1 ponto meia, 1 ponto meia duplo* (repetir até o final)

Gráfico do ponto fisherman's rib.
Gráfico do ponto fisherman’s rib.

 

Fácil, não é mesmo? É só repetir a mesma coisa em todas as carreiras!

Eu adoro esse ponto porque é super simples e dá um resultado muito fofinho e lindo! E ainda por cima, é reversível. Acho perfeito para golas e cachecóis. E você, o que faria com o fisherman’s rib? Deixe suas ideias nos comentários!

 

18 comentários

  1. Oi Pris! Parabéns pelo blog e pelos vídeos, adoro as agulhas circulares e é muito legal vc colocar receitas diferentes, como o jacquard. Esse ponto é lindo, mas acho que é para ser feito em número de pontos ímpares, pois a contagem não dá certo se for par. Obrigada pelas receitas e continue postando coisas novas! Beijo!

  2. Oi Pris, retificando, tudo bem ser par, o problema é o final que sobram 2 pontos meia, então a receita seria *1m, 1m duplo* 2m. Beijo!

    • Pois é, também fiquei pensando isso quando estava fazendo o vídeo. Acho que você está certa, a receita deveria ser *1m, 1m duplo* 2m. O problema de fazer com números ímpares é que o avesso ficaria *1 m duplo, 1m, 1m duplo*, então também ficaria com um meia duplo no final de qualquer maneira. Geralmente eu faço ponto de borda, então não dá esse problema. Vou editar o post e recomendar o uso de pontos de borda. Obrigada pela observação! Bjs 🙂

  3. Oi Pris, tô tentando fazer esse ponto nas circulares, vc acha que dá certo ou melhor o mock por conta da borda?

    • Oi Andrea! Olha, se você está fazendo uma peça circular, você não vai precisar de pontos de borda. O que vai mudar um pouco vai ser a sequência dos pontos. Você vai montar um número PAR de pontos e fazer assim:

      1a volta (base): todos em meia
      2a volta: *1m, 1m duplo*
      3a volta: *1t duplo, 1t* >> note que aqui são pontos TRICÔ!

      Aí é só ficar repetindo a 2a e a 3a volta.

      Era essa a sua dúvida ou entendi mal?

      Bjs! 🙂

  4. Oi Pris, gostaria de saber quantos ponto tu fez no inicio para essa gola linda que aparece?

    Lindo trabalho, beijos <3

  5. Oi Pri, queria saber qual o tamanho da agulha que vc usou, quantos novelos de lã, e qual a marca da lã?
    Parabéns pelo lindo trabalho

  6. Maria Elizabeth Vidaurre Mello Ribeiro Responder a %s

    Oi Pris! Quantos novelos do fio Urbano da Círculo você gastou para fazer essa gola? Você fez com 26 pontos . Quantas carreiras? Grata.

  7. Oi. Gostaria de saber qual lã VC usou para tricotar e qual vídeo vc ensina essa gola preta, linda e apaixonante.

  8. Oi, Pris! Com o fisherman’s rib é possível fazer um casaco? Se sim, como seria feito o aumento de pontos?

Deixe seu comentário