Fazer aumentos é uma das técnicas mais básicas do tricô. Qualquer receita que não seja um quadrado ou retângulo exige aumentos ou diminuições, pois são eles que dão forma a uma peça.

Existem diferentes maneiras para fazer aumentos no tricô. Cada método cria um efeito diferente na malha: alguns são mais visíveis que outros, uns criam uma inclinação para direita e outros para a esquerda.

Algumas receitas não especificam qual tipo de aumento deve ser feito. Assim, fica ao critério do(a) tricoteiro(a) escolher o método que lhe parece mais adequado. Conhecer as diferentes formas de fazer aumentos no tricô auxilia nessa escolha, tendo em vista o resultado que se deseja alcançar.

Confesso que no começo não gostava de receitas que diziam apenas “fazer x aumentos”, sem indicar qual tipo. Mas depois que vi um vídeo comparando os diferentes resultados, tudo ficou mais simples. Espero que este post ajude você a escolher como fazer aumentos no tricô com mais segurança. Sei que é difícil entender como fazer os aumentos apenas lendo as instruções, por isso, fiz um vídeo explicando como fazer 4 métodos diferentes.

 

APRENDA A FAZER AUMENTOS NO TRICÔ

 

AUMENTO COM LAÇADA (YARNOVER – YO)

como fazer aumentos no tricô – laçada
Aumento com laçada.

A laçada é a maneira mais simples de se fazer aumentos. Esse método cria um buraquinho bem perceptível e, por isso, deve ser usado apenas quando esse efeito decorativo é desejado.

Para fazer uma laçada, passe o fio por cima da agulha da frente para trás. Na carreira seguinte, tricote a laçada como se fosse um ponto normal.

 

AUMENTO BARRADO (BAR INCREASE OU KNIT FRONT AND BACK – KFB)

como fazer aumentos no tricô – aumento barrado
Aumento barrado.

Esse método transforma um ponto em dois, formando uma “barrinha” horizontal ao lado esquerdo do ponto em que o aumento foi feito. Essa é uma boa opção para malha canelada (ribana), pois o resultado fica quase invisível em um ponto meia antes de um tricô. Por outro lado, não é aconselhável em tricô jacquard caso os pontos sejam de cores diferentes.

Para fazer esse tipo de aumento, tricote normalmente um ponto meia, mas não tire o ponto da agulha. Tricote o mesmo ponto pela “perninha” de trás, e então tire-o da agulha.

 

AUMENTO INTERCALADO (MAKE ONE – M1)

como fazer aumentos no tricô – aumento intercalado
Aumento intercalado.

Esse método é feito no fio entre dois pontos na carreira anterior, criando um ponto entre eles. Uma característica interessante desse aumento é que ele pode ser inclinado para esquerda (make one left – M1L) ou para a direita (make one right – M1R). Portanto, é ótimo para os casos em que se deseja criar aumentos simétricos (como na figura acima). Além disso, ele é uma boa opção para jacquard, pois não afeta o ponto anterior nem o posterior.

Para fazer um aumento inclinado para a direita (M1R), pegue o fio entre os dois pontos da carreira de baixo com a agulha esquerda de trás para a frente, e tricote o fio normalmente.

Para fazer um aumento inclinado para a esquerda (M1L), pegue o fio entre os dois pontos da carreira de baixo com a agulha esquerda da frente para trás, e tricote o fio pela “perninha” de trás.

 

AUMENTO LEVANTADO (LIFTED INCREASE – LI)

como fazer aumentos no tricô – aumento levantado
Aumento levantado.

O aumento levantado é feito tricotando o ponto da carreira anterior. Esse tipo de aumento fica quase imperceptível, desde que haja pelo menos três carreiras entre os aumentos. Assim como o intercalar, o aumento levantado pode ser inclinado para direita (RLI) ou para a esquerda (LLI). 

Para fazer um aumento inclinado para a direita (RLI), levante a alcinha direita do ponto da carreira abaixo, coloque na agulha esquerda e tricote em meia. Em seguida, tricote o próximo ponto.

Para fazer um aumento inclinado para a esquerda (LLI), comece tricotando o ponto. Depois, levante a alcinha esquerda do ponto de duas carreiras abaixo (antepenúltima). Coloque-a na agulha esquerda e tricote torcido (pela alcinha de trás).

 

Esses são os quatro métodos que eu costumo usar para fazer aumentos, mas acredito que existam outros. Se você conhece algum diferente, me conte nos comentários!

7 comentários

  1. Adorei, aprendi fazer tricor no celular. Então gosto muito desta aulas. Queria fazer uma blusa mais não sei fazer manga cava com gola.gostaria que poderia passar está aula obrigada

  2. Fernanda de Mello Feminino Righe Responder a %s

    Olá! Não consigo deixar meu aumento M1 fechadinho, qual será meu erro?

    • Hmmm… que estranho! Será que você não está tecendo o fiozinho da maneira errada? Dependendo da inclinação que você quer para o seu aumento, o fiozinho precisa ser posicionado e tecido de uma certa maneira.

Deixe seu comentário