Finalmente fiz a primeira transmissão ao vivo do canal! Nunca tinha feito nenhuma live por timidez mesmo. Mas foi muito legal! Escolhi falar sobre como ler gráficos de tricô, que é um assunto muito pedido. E no final ainda rolou um bate-papo com o pessoal que estava assistindo. Curti bastante e estou pensando em fazer lives mensais. Se você tiver alguma sugestão de tema para ser abordado em uma live, por favor, escreva nos comentários!

Mas voltando ao assunto dos gráficos, podemos resumir as regras para a leitura em 6 tópicos.

1. Cada quadradinho corresponde a um ponto.

Acredito que a maioria das pessoas já saibam disso, mas não custa falar, né?

2. Começamos a ler de baixo para cima.

Cada carreira que você faz fica em cima da carreira anterior, não é mesmo? Então é mais natural que o gráfico seja lido de baixo pra cima também.

3. tricô plano x tricô circular

Nos gráficos para tricô plano, as carreiras ímpares, ou seja, do direito do trabalho, devem ser lidas da direita para a esquerda. Já as carreiras pares, que correspondem ao avesso, devem ser lidas da esquerda para a direita. Já no tricô circular, todas as voltas são lidas da direita para a esquerda, pois todas são trabalhadas pelo lado do direito do trabalho.

Geralmente os gráficos tem uma numeração nas laterais. Se o gráfico foi feito pensando em tricô plano, a numeração das carreiras ímpares (que são as do direito) estarão do lado direito do gráfico e a numeração das carreiras pares do lado esquerdo. Já nos gráficos para tricô circular, a numeração das voltas estará na lateral direita.

4. Alguns gráficos só mostram as carreiras ímpares. E agora?

Alguns gráficos omitem as carreiras pares. Neste caso, existem duas opções:

  • Caso o gráfico seja parte de uma receita, as instruções para as carreiras pares podem estar no texto.
  • Se o gráfico não acompanha instruções por escrito, você deve fazer um “avesso comum” nas carreiras pares. Em tricô plano isso significa fazer todos os pontos em tricô, e em tricô circular significa fazer todos os pontos em meia. Isto é muito comum em pontos rendados.
5.  Repetições

Alguns gráficos têm uma área que deverá ser repetida um número x de vezes, de acordo com a receita. Alguns demarcam a área da repetição com linhas mais grossas, ou com um retângulo em outra cor. Nos meus gráficos, eu costumo colocar um contorno destacado e pintar os pontos que estão fora desta área de cinza.

6. Símbolos

Geralmente os gráficos são acompanhados por uma legenda que explica o que cada símbolo quer dizer. Se o gráfico apresenta a legenda, é só você estudá-la antes de começar a tricotar.

Mas e se o gráfico não tem legenda? Ou se a legenda está numa língua desconhecida… por exemplo, em russo?

Aí a situação fica mais complicada, mas não completamente impossível. A maior dificuldade é que existem símbolos diferentes pra mesma coisa. Não existe uma padronização absoluta. Tampouco dá para dizer que existam símbolos que são “padrão americano” ou “padrão russo”. A escolha dos símbolos depende de quem fez o gráfico. 

Por exemplo, em alguns gráficos, o ponto meia é representado pelo quadradinho vazio. Em outros ele é um risquinho vertical. O ponto tricô pode ser um risquinho horizontal, uma bolinha, um quadradinho… É muito difícil conhecer todos os símbolos, mas com o tempo você vai criando um certo repertório. E se tem uma foto do tricô junto com o gráfico, às vezes você consegue adivinhar o significado dos símbolos.

No final deste post, você encontra um infográfico que eu fiz resumindo as regras básicas de leitura e os símbolos mais comuns nos gráficos de tricô. Você poder salvar ou guardar a imagem no Pinterest.

 

ASSISTA À LIVE SOBRE GRÁFICOS DE TRICÔ

 

Como ler gráficos de tricô
Como ler gráficos de tricô

1 comentário

  1. Olá estou com dificuldade de ler um gráfico do tricô e peço que me ajudem por favor.
    2/1 LPC – coloca 2:prós na agulha auxiliar da frente do trabalho. 1 Te, 2m nós pontos que ficaram a espera;
    2)2 RC- coloca 2ptos na agulha auxiliar atrás do trabalho, 2m, depois 2m nós prós que ficaram a espera
    2/2 LC – coloca 2ptos na agulha auxiliar na frente do trabalho, 2m , depois 2m nós prós que ficaram a espera.

    Desde já agradeço

Deixe seu comentário