Você está insatisfeito(a) com a aparência do seu tricô? A malha parece irregular, com uns pontos maiores que os outros? Você sente que a cada vez que retoma um trabalho a malha fica marcada? Você gostaria que seu tricô ficasse com pontos mais uniformes? Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, você pode estar com problemas de tensão no seu tricô.

Para que o tricô fique uniforme, o fio precisa estar tensionado da mesma maneira em todo o trabalho. Não importa se você usa a mão direita, esquerda ou o pescoço para tensionar o fio. O importante é manter a tensão constante. Se o fio fica mais tenso em algumas partes do trabalho e mais solto em outras, você certamente terá um problema de tensão.

É claro que não somos máquinas, então manter sempre a mesma tensão é um desafio. Não tem nada de errado querer melhorar o aspecto do nosso tricô. Mas, por outro lado, acredito que não devemos exagerar nessa cobrança por “perfeição”. Parte da beleza do tricô manual é que ele é feito por uma pessoa, não por uma máquina. Se você quiser que sua peça de tricô fique parecendo comprado em loja, o melhor mesmo é comprá-la em uma loja.

Neste vídeo eu falo sobre os fatores que influenciam a maneira como tensionamos o fio ao tricotar. Alguns desses fatores vão além do que podemos controlar, enquanto outros são mais simples de aprimorar. De qualquer maneira, estar consciente do que pode nos influenciar nos ajuda a fazer pequenas mudanças que podem fazer uma grande diferença na aparência do nosso tricô.

COMO RESOLVER PROBLEMAS DE TENSÃO E TRICOTAR PONTOS MAIS UNIFORMES

Deixe seu comentário