Tricô helicoidal (ou tricô em hélice, em inglês helix knitting) é uma técnica que permite criar listras em tricô circular, sem que fique um desnível onde termina uma volta e começa a outra.

Na verdade, quando tricotamos de modo circular,  estamos tricotando em espiral. Diferentemente do crochê, em que “fechamos” a carreira e “subimos” com uma ou mais correntinhas para começar a próxima, no tricô apenas seguimos tecendo volta após volta. Isto faz com que o começo e o final das listras em tricô circular fiquem desencontrados.

Para minimizar este problema, podemos usar a técnica do tricô helicoidal. No vídeo abaixo, eu mostro como podemos tecer uma peça circular com listras em duas cores, desde que cada listra tenha apenas uma carreira de largura. Esta técnica pode ser adaptada para listras de três ou mais cores, bem como para listas com mais de uma carreira de largura. Porém, pretendo mostrar estas possibilidades em outro vídeo.

Além das listras em tricô circular, o tricô helicoidal permite “mesclar” novelos tingidos artesanalmente. Isto é importante, pois os novelos tingidos de modo artesanal — principalmente aqueles com tingimento artístico — costumam apresentar variações na coloração que podem criar “manchas” de cor que deixam aparente na peça onde iniciou-se um novelo diferente. Por isso, recomenda-se sempre alternar os novelos para que as cores se mesclem mais suavemente.

 

COMO FAZER LISTRAS EM TRICÔ CIRCULAR

3 comentários

  1. Eu amo suas explicações… poderia, por gentileza como fazer diminuições no ponto brioche.? Eu estou fazendo um gorro na agulha circular e não seu como terminar

Deixe seu comentário