O ponto meia é um dos dois pontos básicos do tricô. Isso que dizer que é impossível (ou pelo menos altamente improvável) que você tricote alguma coisa, qualquer que seja, sem precisar fazer nenhum ponto meia. No vídeo de hoje você vai aprender como tricotar o ponto meia.

Antes de começar a tricotar…

Pode parecer óbvio para quem já tricota, mas quem nunca pegou numa agulha talvez ainda tenha alguma dúvida de como “funciona” o tricô. É simples: a malha é produzida passando os pontos de uma agulha para a outra. A agulha vazia deve ser segurada na mão dominante, quer dizer, se você for destro vai usar a mão direita, e se for canhoto vai usar a esquerda. A agulha com os pontos é segurada na outra mão.

Como já expliquei no post sobre estilos de tricô, o fio pode ser segurado de várias maneiras. Eu tricoto em estilo continental, ou seja, segurando o fio com a mão esquerda.

Também existem diferentes modos de tensionar o fio nos dedos. A tensão do fio é essencial para que a malha fique bonita e os pontos fiquem com o tamanho igual. No vídeo eu mostro como eu estou acostumada a tensionar o fio. Você também pode experimentar outras maneiras, como essas mostradas nas fotos abaixo. Um a dica é observar outros(as) tricoteiros(as) e tentar imitar sua técnica. Naturalmente, no começo você vai sentir dificuldade em fazer qualquer uma delas, mas com um pouco de prática você vai descobrir qual te deixa mais confortável.

como segurar o fio - método 1

como segurar o fio - método 2
Maneiras de tensionar o fio no estilo continental.

 

E vamos ao que interessa!

Agora que você já sabe como segurar as agulhas e o fio, assista o vídeo para aprender como tricotar o ponto meia!

 

No próximo vídeo, vou mostrar como tricotar o ponto tricô, que é o avesso do ponto meia. Mas até lá não deixe de praticar o que você já aprendeu!

 

Deixe seu comentário