Deprecated: Required parameter $function follows optional parameter $pattern in /home1/hkdcr179/public_html/wp-content/plugins/wp-cerber/cerber-scanner.php on line 3421
Como fazer diminuições no tricô - Pris Lopes

Existem duas habilidades que qualquer tricoteiro(a) precisa ter para sair do nível super iniciante: saber como fazer aumentos e como fazer diminuições, pois qualquer projeto que tenha uma modelagem inclui aumentos ou diminuições, ou os dois.

Assim como acontece com os diferentes métodos para fazer aumentos no tricô, cada tipo de diminuição cria um efeito diferente na malha. Por isso, um tipo pode ficar melhor que o outro, dependendo do resultado desejado.

Algumas receitas trazem somente a indicação para que se faça uma diminuição, sem sugerir qual seria a mais adequada. Nessas horas é essencial conhecer as diferentes opções para poder fazer uma boa escolha.

As diminuições podem ser simples ou duplas. No primeiro caso, o resultado diminui 1 ponto, ou seja, transforma 2 pontos em 1. Já as diminuições duplas reduzem 2 pontos, transformando 3 pontos em 1. Nesse post, eu mostro como fazer diminuições simples.

 

APRENDA A FAZER DIMINUIÇÕES SIMPLES NO TRICÔ

 

DIMINUIÇÃO 2 JUNTOS EM MEIA (2JM) / 2 JUNTOS EM TRICÔ (2JT)

Diminuição 2 juntos em meia.
Diminuição 2 juntos em meia.

O método mais simples é chamado de “2 juntos em meia”, com a abreviação 2jm. Em inglês ele é conhecido como knit 2 together (k2tog). O resultado deste método é um ponto inclinado para a direita, pois o ponto à esquerda cai sobre o ponto à direita.

Para fazer 2 juntos em meia, enfie a agulha através dos 2 pontos da frente para trás (sentido meia), e tricote-os juntos em meia.

Em carreiras do avesso (ponto tricô),  esse método é feito como “2 juntos em tricô” (2jt). Em inglês chama-se “purl 2 together” (p2tog). O resultado é exatamente o mesmo quando visto pelo lado do direito.

Para fazer 2 juntos em tricô, enfie a agulha através da alcinha da frente dos dois pontos (sentido tricô), e tricote-os juntos em tricô.

 

DIMINUIÇÃO SLIP, SLIP, KNIT (SSK) / SLIP, SLIP, PURL (SSP)

Diminuição SSK.

O SSK é um método inventado pela Barbara Walker, que escreveu diversos livros sobre tricô entre os anos 1960 e 1970. Considerando os séculos de tradição, pode-se dizer que o SSK ainda é uma “novidade” no mundo do tricô. Talvez seja por isso que não encontrei um nome equivalente para ele em português.

A abreviação SSK corresponde a “slip, slip, knit”, que significa “passa sem fazer, passa sem fazer, tricota em meia”. E é exatamente assim que funciona. Para começar, você passa o primeiro ponto sem fazer no sentido meia (ou seja, da frente para atrás, como se fosse fazer um ponto meia). Em seguida, passa o segundo ponto da mesma maneira. Aí você enfia a agulha esquerda nos 2 pontos pelas alcinhas da frente e usa a agulha direita para tricotar os 2 juntos pela alcinha de trás, ou seja, tricotar torcido. 

Nas carreiras do avesso (ponto tricô), esse método se transforma em SSP, ou seja, “slip, slip, purl”, que significa “passa sem fazer, passa sem fazer, tricota em tricô”. Então, para fazer um SSP, você passa o primeiro ponto sem fazer no sentido meia, depois o segundo ponto também em sentido meia, e então tricota os dois juntos em tricô torcido, ou seja, pegando os pontos pela alcinha de trás para a frente.

O resultado do SSP é idêntico ao SSK quando visto pelo lado do direito. Ambos criam um ponto inclinado para a esquerda, visto que o ponto à direita cai sobre o ponto à esquerda.

Alguns projetos podem precisar de diminuições simétricas. Uma boa opção é combinar uma 2jm com uma SSK.

Diminuições simétricas (2jm e SSK).
Diminuições simétricas (2jm e SSK).

DIMINUIÇÃO SLIP 1, KNIT 1, PASS SLIPPED STITCH OVER (SKP)

Diminuição SSK.
Diminuição SKP.

O terceiro método é conhecida em português como “mate simples”. Para mim, esse é um nome tão genérico que prefiro usar o termo em inglês: SKP, que significa “slip 1, knit 1, pass slipped stitch over”.

Para fazer esse tipo de diminuição, você passa o primeiro ponto sem fazer em sentido meia (colocando a agulha da frente para trás), tricota o próximo ponto em meia, e finaliza arrematando o ponto que você passou sem fazer sobre o ponto meia.

O SKP também resulta em um ponto inclinado para a esquerda, podendo substituir o SSK (ou vice versa). No entanto, o resultado do SSK costuma ser mais discreto que o do SKP.

SSK x SKP
SSK x SKP

Enfim, esses são os métodos para fazer diminuições simples que eu costumo usar. Existem também as diminuições duplas, que você pode conhecer neste post.

10 comentários

  1. Oi Pris, ensina a fazer um regatinha de alça em trico com diminuição por favor.
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

  2. Oi …. vc poderia me ajudar? Estou fazendo uma calça para minha bebe e na receita tem esse esquema de diminuição p fazer: 2m, 3pjm (repetir 5 vezes), 2m, 2pjm (repetir 20 vezes), 2m, 3pjm (repetir 4 vezes), 3m. Eu fiquei bem perdida pq sou iniciante no tricô. Se puder ajudar te agradeço!

  3. Oi Pris!! Adoro o teu blog, tô sempre consultando as técnicas. O meu estilo de tricotar é o continental combinado e por isso tô com um pouco de dificuldade em fazer as diminuições do terceiro tipo do vídeo (ssk e 2jm), parece que não tá ficando igual à tua amostra. Não tô conseguindo adaptar para o meu jeito de tricotar. Vc consegue me ajudar? Obrigada! Um beijão!

    • Oi Marcia! Talvez você faça tricô no estilo combinado, pegando a perninha do ponto meia por trás. Neste caso, você tem que ajustar a posição do ponto antes de fazer a diminuição, ok? Bjs!

  4. Como fazer diminuições em pontos ajurados.,
    Por exemplo o ponto (1t, 1l, 2pj em t) repetição direito e avesso
    Estou apanhando…
    Obrigada

Deixe seu comentário