A última parte dessa série de posts sobre os tipos de fios trata das fibras sintéticas, que são aquelas produzidas industrialmente a partir de matérias-primas como o petróleo, o carvão e a celulose. Existem algumas características que estão presentes todas elas. Por exemplo, pode-se dizer que todas as fibras sintéticas são hipoalergênicas, pois não contêm a lanolina presente na lã das ovelhas.

Outra vantagem delas é que você não precisa se preocupar com traças e outros insetos porque eles não conseguem digerir nenhuma fibra sintética. Por outro lado, isso faz com que essas fibras não sejam biodegradáveis. Outro aspecto que faz algumas delas não serem ideais do ponto de vista ecológico é o seu processo de fabricação, que inclui o uso de químicos que podem ser poluentes. Além disso, o acrílico, o nylon e o poliéster são derivados do petróleo, que é uma matéria-prima não renovável.

Nesse post, vou falar do acrílico, do rayon e do nylon, que são as fibras sintéticas mais comuns. Existem ainda outras que podem fazer parte da composição dos fios, como o poliéster e a poliamida.

Acrílico

fio de acrílico
foto: loveknitting.com

Dentre todos os tipos de fibra sintética, o acrílico é o mais comum. Ele é feito a partir de um polímero derivado do petróleo. A empresa DuPont criou a primeira fibra de acrílico em 1941, mas ela só ficou popular a partir da década de 1950.  

No Brasil, a maior parte dos fios levam acrílico em sua composição. Os fios feitos de acrílico costumam ser mais baratos e mais fáceis de encontrar e, por isso, podem ser uma boa pedida para tricoteiros e crocheteiros iniciantes que querem uma opção econômica para praticar.

Por ser uma fibra sintética, o acrílico é hipoalergênico e fácil de lavar, sendo uma boa opção para roupas de bebê. Outra característica desse tipo de fibra é sua durabilidade, o que pode ser muito bom. No entanto, o lado negativo disso é que o acrílico, assim como toda fibra sintética, não é biodegradável.

A fibra do acrílico não “respira” bem, e por isso, pode ficar com cheiro ruim. Além disso, ela é inflamável, então não é indicada para projetos usados na cozinha (como descanso de panela, por exemplo), pois pode derreter.

Apesar de suas características positivas, o acrílico costuma ter uma reputação negativa entre vários tricoteiros e crocheteiros. Essa má fama existe porque a maioria dos fios de acrílico são ásperos e têm um toque desagradável. Mas isso não é uma regra. A fibra do acrílico é muito versátil. Ela pode compor fios com acabamentos diversos e sua qualidade também pode variar muito. Por isso, é difícil generalizar quando se trata da aparência e do toque dos fios de acrílico. Pessoalmente, gosto mais de trabalhar com fibras naturais, mas acho que algumas peças podem ficar boas (ou talvez melhores) com acrílico. Tudo depende do projeto.

Prós: barato, durável, fácil de lavar, resistente à traças, hipoalergênico, possui variedade de acabamentos.

Contras: inflamável, não é biodegradável, pode ter toque desagradável, não respira bem, pega cheiro.

Indicações: roupas de bebê.

Contraindicações: projetos para a cozinha (pode derreter).

Dica: procure fios de acrílico de qualidade.

 

Rayon

fio de rayon
foto: loveknitting.com

O rayon, também chamado de viscose, é uma fibra fabricada a partir da celulose da madeira ou das plantas. Apesar da matéria-prima ser vegetal, não se pode chamar o rayon de fibra natural, pois ele passa por diversos processos químicos que alteram completamente suas propriedades naturais. Portanto, é mais correto chamar esse tipo de fio de semissintético. Você pode entender mais sobre esse processo na parte 2 desse post, onde falei sobre o fio de bambu, que pode ser um tipo de rayon.

O rayon é indicado para peças de verão, pois os fios costumam ser frescos, macios e brilhosos. Por isso, ele é também chamado de “seda artificial”. Além disso, essa fibra costuma ser usada na composição de fios fantasia (bouclé, flamé etc).

No aspecto negativo, o rayon não é um bom isolante térmico e não possui muita elasticidade, ou seja, as peças costumam ficar deformadas após a lavagem.

Prós: fresco, macio, brilhoso.

Contras: não possui elasticidade e não é bom isolante térmico.

Indicações: roupas de verão.

Contraindicações: roupas de inverno.

Dica: rayon e viscose são a mesma coisa.

 

Nylon

fio de nylon
foto: loveknitting.com

O nylon foi a primeira fibra sintética a ser produzida. Esse tipo de poliamida foi desenvolvido em 1935 para ser uma alternativa para a seda, já que esta tinha ficado escassa durante a Segunda Guerra Mundial. Na verdade, o nylon é um plástico que pode ser usado para fabricar diversos produtos, desde escovas de dentes a paraquedas.  

Com características similares às do rayon, o nylon é macio, brilhante e resistente. Geralmente, os novelos 100% nylon são fios fantasia. Ele também costuma ser combinado com outras fibras para formar fios com diferentes tipos de acabamento. Por este motivo, é difícil generalizar quando se fala das características dos fios que levam nylon na sua composição.

Prós: macio, brilhante e resistente.

Contras: inflamável e não biodegradável.

Indicações: peças que precisem de resistência e durabilidade.

Contraindicações: projetos para a cozinha (pode derreter).

Dica: é a fibra mais resistente de todas, e por isso costuma ser combinado com outras fibras para aumentar durabilidade.

 

Chegamos ao fim dessa série de posts sobre os tipos de fibra! Não deixe de ler a primeira e a segunda parte desse post! E me conte aqui nos comentários qual é o tipo de fio com que você mais gosta de trabalhar!

4 comentários

  1. Helena de Araújo Carneiro Responder a %s

    Nossa sempre tive curiosidades sobre estes assuntos sobre “fios”. Vc explicou muito bem e me ajudou a entender bem. Já irei com outros olhos quando eu for comprar fios. Eu já sabia tricotar mas agora resolvi melhorar a minha performance e com os seus vídeos tenho aprendido muito. Vc é show e muito paciente pra ensinar. Obrigada por nós ensinar. Deus te abençoe muito.

    • Valeu, Helena! Que bom que os vídeos têm te ajudado! Fico muito feliz de saber! 🙂 🙂

  2. Eu tô apaixonada pelo seu blog! Quero começar a tricotar e o conteúdo me ajudou muito! Virei fã e vou seguir acompanhando pra aprender mais. Obrigada por esse trabalho maravilhoso!

Deixe seu comentário