Os armarinhos são um paraíso para qualquer crafteiro(a). São tantas cores, texturas, variedade… dá para ficar bem perdido com tantas opções! Não sei você, mas eu já fiz péssimas escolhas na hora de comprar lã para novos projetos. O resultado é uma caixa cheia de novelos que não sei o que fazer. Resolvi, então,  pesquisar mais sobre cada tipo de lã para ficar mais segura nas minhas próximas decisões.

Na verdade, o termo lã refere-se apenas às fibras de origem animal, com exceção da seda. Mas, aqui no Brasil, é comum usarmos essa palavra para vários tipos de fio, inclusive os de origem sintética. Sinceramente, acho que tanto faz. O importante mesmo é conhecer os fios para saber qual escolher ao começar um projeto novo.

Os fios são feitos a partir de fibras, que podem ser de origem animal, vegetal ou sintética. Cada tipo de fibra possui características particulares: umas são mais longas, outras mais curtas; umas mais finas, outras grossas, mais lisas ou mais onduladas… e por aí vai. E, naturalmente, essas particularidades fazem com que cada uma seja mais adequada para um tipo de trabalho.

Neste post, vou falar um pouco sobre as fibras naturais animais. Em breve, publicarei outro sobre as fibras naturais vegetais e as fibras sintéticas. Estou preparando também um infográfico para reunir de forma resumida as características e indicações de uso de cada uma. Espero com isso ajudar você nas suas próximas compras!

 

Merino

lã merino
foto: loveknitting.com

O merino é uma raça de ovelha que possui uma lã de alta qualidade, e que ficou mais famosa no Brasil recentemente, com a febre das mantas em maxi tricô. Apesar dessa raça ser originária da Península Ibérica, atualmente a Austrália e a Nova Zelândia são os maiores produtores de lã merino.

ovelhas merino
Gangue dos merinos (foto: greenfieldsstud.com.au)

Esse tipo de lã possui muitas qualidades: é macia, resistente, durável, não costuma causar reações alérgicas, aceita bem o tingimento e retém a forma depois de blocada. Além disso, não costuma pinicar nem criar odor. Por isso, pode ser usada em todos os tipos de peças de vestuário, como blusas, meias, luvas, gorros etc. No entanto, sua maciez pode facilitar a criação de pilling, que são aquelas bolinhas que aparecem na lã conforme o uso, principalmente em áreas que sofrem mais atrito, como as axilas e os punhos.

Prós: macia, resistente, durável. Retém a forma depois de blocada e não cria odor.

Contras: cria pilling.

Indicações: todos os tipos de peças de vestuário.

Contraindicações: a princípio, nenhuma.

Dica: Procure não lavar a peça com muita frequência, e quando lavar, deixe secar na horizontal.

Além do merino, outras raças de ovelha possuem lãs com características específicas. A raça proveniente da Islândia, por exemplo, é conhecida por sua lã rústica (“lópi”), que é mais áspera e resistente. Outra raça famosa é a proveniente das ilhas Shetland, no norte da Escócia.

ovelhas da Islândia
Você sabia que tem 2x mais ovelhas que pessoas na Islândia? (foto: reykjavik.com)

 

Cashmere

lã cashmere
foto: loveknitting.com

Cashmere (caxemira) é uma fibra extraída de um tipo de cabra encontrada em regiões montanhosas do sul da Ásia. Essa lã é um dos produtos têxteis mais luxuosos e caros, pois uma cabra adulta produz apenas 100g de lã por ano. Por isso, são necessárias de 3 a 5 cabras para um suéter ou 10 cabras para um casaco.

cabra cashmere
Lindas e ricas (foto: ftc-cashmere.com)

O cashmere é uma lã muito macia, leve e quente, pois a fibra é seis vezes mais fina que cabelo humano. Por ser tão delicada e macia, as peças produzidas em 100% cashmere são pouco resistentes e criam pilling facilmente, e precisam de cuidados especiais. Para resolver tanto o problema do preço quanto o da durabilidade, o cashmere costuma ser combinada com outras fibras, como a lã merino, o algodão, a seda ou até mesmo acrílico. Apenas 10% de cashmere já é o suficiente para deixar a lã muito macia.

Penteando a cabra para extrair a lã
Penteando a cabra para extrair a lã

Prós: macia, leve e quente.

Contras: cara e frágil.

Indicações:  peças delicadas.

Contraindicações: peças que precisam ser lavadas com frequência.

Dica: prefira novelos que combinem a caxemira com outro tipo de fibra para maior resistência e menor custo.

 

Alpaca

lã alpaca
foto: loveknitting.com

A alpaca é um animal nativo dos Andes, criado principalmente no Peru, Chile e Bolívia. É considerado um animal doméstico e dócil, da mesma família que a lhama e o guanaco. Mas, apesar do parentesco, a lã de alpaca é muito mais macia e de qualidade superior. Outro aspecto positivo é que a fibra repele a água, dificilmente pega fogo e é hipoalergênica, pois, diferentemente da lã de ovelha, não contém lanolina.

Alpacas amigas
Alpacas amigas (foto: modernfarmer.com)

A lã de alpaca costuma ser mais cara que a lã de ovelha, pois as alpacas não podem ser tosquiadas com a mesma frequência. Outra característica indesejada desse tipo de lã é o seu peso. Por exemplo, um suéter feito com um novelo 100% alpaca costuma ficar esticado e deformado com o tempo. Para peças com maior durabilidade, é indicado usar fios que combinem a lã da alpaca com outras fibras. Além disso, não é recomendado usar esse tipo de lã para jacquard, pois o peso faz com que a cor do fio que passa pelo avesso por fique visível pela frente do trabalho.

Prós: macia e hipoalergênica.

Contras: peças podem ficar deformadas pelo peso.

Indicações: peças de vestuário muito macias.

Contraindicações: jacquard.

Dica: prefira novelos que combinem alpaca com outro tipo de fibra para melhorar a durabilidade.

 

Mohair

lã mohair
foto: loveknitting.com

O mohair é feito a partir do pelo da cabra angorá. Apesar do nome, essa cabra não tem nada a ver com a lã angorá, que é tirada de coelhos. O mohair pode ser facilmente identificado pela sua textura que, para mim, lembra um pouco cabelo com frizz (hehehe). Esse tipo de lã é durável, leve, elástica e tem propriedades térmicas excelentes.

cabra angorá (mohair)
Cabra angorá e seu cachinhos brancos. (foto: sprucehillfiber.wordpress.com)

Por sua textura característica, o mohair pode ser um pouco mais difícil de tricotar, e não fica muito bonito em pontos trabalhados ou tranças. Mas isso não é um problema, pois textura da lã já é linda por si só. Na verdade, dificilmente você vai encontrar um novelo 100% mohair, pois uma roupa tricotada com essa lã se deforma muito rapidamente pela grande elasticidade da fibra. Além disso, ela costuma pinicar mais que os outros tipos de lã, então não é adequada para roupinhas de bebê nem cachecóis.

Prós: durável, leve, elástica e quente.

Contras: pode irritar a pele (pinicar) e ser mais difícil de tricotar.

Indicações: suéteres e mantas.

Contraindicações: roupas para bebês e cachecol ou peças com pontos elaborados ou tranças.

Dica: não use lã 100% mohair pois as peças deformam muito facilmente.

 

Angora

lã angora
foto: loveknitting.com

A lã angorá, obtida da pelagem do coelho de mesmo nome, é uma das fibras animais mais luxuosas e caras. Para extrair a fibra, é só pentear o coelho. Esse tipo de lã é extremamente macia, leve e sedosa. Além disso, é sete vezes mais quente que a lã de ovelha. Por sua delicadeza e elasticidade, as peças feitas com lã angorá precisam de cuidados especiais. Pontos de tricô muito elaborados não se destacam bem nesse tipo de lã, então dê preferência a malhas mais simples.

coelho angorá
Gente, tem um coelho ali dentro! =O (foto: metro.co.uk)

Prós: macia, leve, sedosa e quente.

Contras: cara e frágil.

Indicações: peças delicadas

Contraindicações: peças com pontos elaborados ou tranças

Dica: novelos que combinam angorá com acrílico são menos elásticos e retém melhor a forma.

 

Seda

seda
foto: loveknitting.com

A seda, produzida pelo bicho-da-seda, é a fibra natural mais resistente. Ao produzir o casulo, a larva expele, por suas glândulas salivares, uma proteína líquida que endurece quando entra em contato com o ar. Cada casulo pode ter até 1 km de filamento!

Além de resistente, o fio de seda respira bem, e por isso é usado também em roupas de verão, apesar de também poder ser usado em peças mais quentes. No entanto, por causa do preço elevado, o fio costuma ser mais fino, e por isso é muito usado em peças rendadas, como xales. Para resolver o problema do alto custo, costuma-se misturar a seda com outras fibras, como a lã de ovelha, algodão ou até mesmo poliéster. O fio de seda não é muito elástico, e por isso pode ser um pouco mais difícil de tricotar. Por esse mesmo motivo, não é adequado para roupas muito justas nem peças em jacquard.

Prós: resistente e respira bem

Contras: caro e mais difícil de trabalhar, pois é pouco elástico

Indicações: roupas de verão e tricôs rendados

Contraindicações: jacquard e roupas justas

Dica: o fio de seda pode ser escorregadio, então escolha bem suas agulhas!

 

E então, ficou mais claro qual tipo de lã é melhor para cada peça? Eu sei que é muito difícil encontrar lãs naturais aqui no Brasil, mas vale a pena conhecer. Em breve, vou publicar outro post sobre as fibras vegetais e sintéticas. Também quero escrever um post discutindo se vale a pena ou não usar esses tipos de fibra do ponto de vista da sustentabilidade. Mas por enquanto é isso! Boa sorte na escolha da lã para seu próximo projeto!

33 comentários

  1. Obrigada pela informação, estou começando a tricotar e tenho dificuldade de saber qual lã comprar.
    Obrigada por compartilhar

  2. Obrigada pelo texto. Bastante ilustrativo 😉 de modo geral, estou gostando bastante do site,

  3. Usar lã de animal é completamente desnecessário gente.
    Isso é exploração do animal.
    Hoje há inúmeras opções no mercado de lã sintética.
    Esses animais não foram feitos para serem tosquiados de maneira brutal, dilacerando seu corpo só para satisfazer uma vontade humana.
    Por favor, repensem o uso de lã animal, não há necessidade.
    Amor pelos animais.
    Gratidão.
    Beijos

    • Benvindo Gaspar Ferreira Neto Responder a %s

      Olha Tatielle, tosquiar um animal é algo natural e benéfico para o animal, imagine uma ovelha com toda a lã que ela tem passando um verão com 38 a 40 graus centígrados, o coitado do animal sofre demais e pode quase morrer de calor. Para elas é altamente benéfico tosquiar e tirar a lã. Ela precisa de lã é no inverno e no inverno ela já está com lã suficiente para enfrentar o frio. A tosquia é feita no início do verão geralmente. Se tu quer conservar o animal então o que não deve ser feito é não mata-lo para usar a pele. Mas ela tem um tempo de vida, quando passar desse tempo ela morre por velhice e daí nada se aproveita dela, a natureza se encarrega de fazer a limpeza, os corvos e gaviões se encarregam de eliminar a carcaça morta. Na natureza, a ecologia funciona assim, tem os predadores e os predados, se há excesso de uma especie ai ocorre o desequilibrio ecolõgico.

    • Oi Tatiele, como o Gaspar comentou anteriormente, a tosquia é necessária ao animal e benéfica se feita da maneira correta. O problema das fibras sintéticas é que elas são extremamente prejudiciais ao meio ambiente e à nossa saúde, pois são feitas de plástico não biodegradável, que vai se desmanchando em microplásticos e contaminando o solo e a água que bebemos, indo parar dentro do nosso organismo. Enquanto o ser humano não desenvolver uma fibra que seja livre desses problemas eu acredito que o mais adequado seria usarmos o máximo possível de fibras naturais desde que provenientes de lugares livres de maus-tratos.

    • Oi Liliana! Se for manta para bebê, recomendo que você use acrílico porque é hipoalergênico. Se não for para bebê, você pode usar lã merino. O problema é o custo, porque precisa de muito fio para fazer uma manta, e a lã natural é bem mais cara e difícil de encontrar aqui no Brasil. Então, a não ser que você possa gastar muuuuito dinheiro para fazer essa manta, recomendo acrílico mesmo. Bjs!

  4. Ariadne Cappelletti Tassano Responder a %s

    Está de parábens!!
    Explicando,dando informação de forma clara e simples! com curiosidades e de forma alegre e engraçada!

  5. ANNELIZE MIRIAN BIN Responder a %s

    Amei. Pesquisa bem explicada, e bem fundamental. Parabéns. Tirou muitas dúvidas que eu tinha.👏👏👏👏👏👏👏👏🌷

  6. Preciso fazer um vestido longo para o inverno, que tipo de lã posso comprar?
    Obrigada.
    Regina

    • Oi Regina! Depende do modelo e do seu orçamento. Como é um vestido, você vai precisar de vários novelos, então se fizer com lã natural provavelmente vai sair bem caro :/ Mas acho que tem várias opções de acrílico que podem dar certo. Não tem como eu te recomendar um fio específico porque não sei qual é o modelo. Mas recomendo que você compre um novelo e faça alguns testes pra garantir que vai ficar bom antes de comprar todos os novelos necessários para o vestido.

  7. Talita Serqueira Responder a %s

    Olá! Gostaria de saber um site para compra online! É difícil encontrar nas lojas! Obrigada

  8. Ana Maria Ferreira Responder a %s

    Adorei as informações! Foram muito esclarecedoras e pertinentes. Vou utilizar nas minhas escolhas com certeza!

  9. Olá, Você saberia me ajudar, estou indecisa entre a lã Mollet e a Nina, para fazer um blusão de tricô…

    Obrigada e abraços.

  10. Oi Pris, muito legal teu blog.
    Preciso comprar fios tipo Mohair, para roupinhas de bebê mas estou encontrando
    muita dificuldade em achar alguém que importe para o Brasil.
    Tu poderia me ajudar?
    Amo tricô!

  11. ARIEL GOMES DE SOUZA Responder a %s

    Olá!
    Quero fazer uma touca de urso para minha filha ela tem 1 ano e 8 meses não sei qual numeração comprar da lã e da agulha

  12. Olá amei sua pesquisa, quero um fio para manta de bebe, como posso encontra e se.tipo de fio, ou vc me aconselha um outro? Obrigada.

    • Oi Sônia! Acho que é mais seguro usar um fio de acrílico muito macio, tipo aqueles de bebê. Algumas pessoas podem ser alérgicas à lã natural, e isso é mais preocupante no caso dos bebês. Bjs!

  13. Adorei. Soube coisas que nem imaginava.
    Nos comentários descobri o que precisava.
    Fui para alérgicos.😘

  14. Me ajudou muito. Texto excelente, de fácil leitura e muito útil. Já coloquei seu blog nos meus favoritos. Abraços, Dora.

  15. Joyce Dias de Souza Responder a %s

    Olá, parabéns pelo conteúdo, gostei muito!

    Agora, uma dúvida, você acha que eu consigo fazer uma manta de macramê para bebê. com essa lã Alpaca?
    O que você usaria?

    Forte Abraço!

    • Oi Joyce! Não tenho experiência em macramê, então realmente não sei dizer…
      Já faz um tempo que escrevi este post. Agora tenho mais experiência com alpaca, e sinceramente já não acho tão adequada para bebê. Apesar de ser hipoalergênica, geralmente os fios de alpaca soltam muito fiapo, e acho que pode incomodar o bebê. Na teoria poderia ficar ótimo, pois é muito macia… mas acho que na prática não seria tão indicada. Pesquisei muito para escrever este post, mas nada melhor que 2 anos usando muita alpaca para ver na prática como é, rs! Vou corrigir o texto agora mesmo e tirar essa indicação.
      Bjs!

  16. Bom dia,
    Preciso fazer um lulu da Pomeramia em amigurumi, ele deve ser rastreado, Qual la devo usar?

  17. Catarina de Brito Paes de Faria Responder a %s

    Alô! Gostei muito das suas informações. Muito obrigada! Vou colocar em prática. 😊

  18. Vc é ótima!
    Sou iniciante e pode parecer absurdo, mas eu ainda nao tinha essa noção real de que as lãs vinham DOS bichinhos e de que existia tanta variedade! Haha
    Vou pesquisar mais sobre pq alem de ser interessante, posso ver fotos dos verdadeiros produtores da materia prima mais importante para o trico e crochet 🙂
    Obrigada!

Deixe seu comentário