Deprecated: Required parameter $function follows optional parameter $pattern in /home1/hkdcr179/public_html/wp-content/plugins/wp-cerber/cerber-scanner.php on line 3421
Tudo o que você precisa saber antes de começar | Tricô para iniciantes #1 - Pris Lopes

Atendendo a pedidos, resolvi fazer uma série de vídeos ensinando o básico do tricô para iniciantes, em especial para pessoas que nunca pegaram na agulha, ou se pegaram, tiveram dificuldade para levar adiante. Se esse é o seu caso, espero de coração que esses vídeos ajudem você a se apaixonar por esse mundo maravilhoso do tricô.

 

Mas antes de começar, precisamos esclarecer algumas coisas.

 

“Mas é tricô ou crochê?”

É importante não confundir o tricô, que usa duas agulhas, com o crochê, que usa apenas uma agulha em formato de gancho. Pode parecer óbvio para algumas pessoas, mas muitos iniciantes confundem as duas técnicas. Além da agulhas, existe uma diferença muito grande no tecido formado pelo tricô e pelo crochê. De modo geral, a malha criada pelo tricô costuma ser mais elástica e mais leve.

Se você nunca fez nenhuma das técnicas, às vezes é difícil identificar como foi feita uma peça só olhando para o resultado. Mas logo você vai conseguir identificar instantaneamente.

Comparação entre tricô e crochê
Comparação entre amostras de tricô (lado esquerdo) e crochê (lado direito).

Apesar de ter aprendido o tricô primeiro, considero o crochê mais simples, principalmente pela facilidade de desfazer e consertar os erros. Aliás, esse pode ser um grande desafio (e um grande medo!) para os iniciantes no tricô.

 

Uma técnica, vários estilos

Talvez você já tenha percebido que existem diversas maneiras de segurar o fio e fazer os pontos. Talvez você tenha assistido a algum dos meus vídeos e pensado: “ué, mas não é assim que minha amiga / mãe / avó / etc… faz tricô!”

Na verdade, existem várias maneiras de segurar o fio, ou seja, diferentes estilos de tricô. Algumas pessoas seguram o fio com a mão direita (estilo inglês), outras com a mão esquerda (estilo continental), outras passam o fio pelo pescoço (estilo português)… existem diversas maneiras de tricotar, mas o importante é que o resultado final seja o mesmo. Aqui não existe certo nem errado. O melhor estilo é sempre o que te deixa mais confortável e produtivo. Recomendo esse post sobre estilos de tricô se você quiser entender um pouco mais.

Se você já tricotou num estilo diferente do meu, pode ser que você fique um pouco confuso com os meus vídeos de tricô para iniciantes. Nesse caso, recomendo que você continue tricotando no estilo que aprendeu, e procure outros vídeos no YouTube que possam te ajudar mais a tricotar dessa maneira. Depois de alguma prática, você vai conseguir acompanhar meus outros vídeos mesmo tricotando num estilo diferente.

 

Materiais básicos para tricotar

Tem gente que toda vez que vai começar um novo hobby acaba se empolgando um pouco e comprando mil e um acessórios que, a princípio, não são essenciais. Tenho que confessar que me incluo nesse grupo de pessoas (rs!). Ainda assim, quero deixar bem claro que você não precisa de muita coisa para começar a tricotar. O que não pode faltar mesmo é fio e agulha, é claro! Recomendo que você vá diversificando os materiais conforme tenha necessidade para seus projetos. O primeiro post que escrevi no blog fala sobre alguns dos materiais mais usados no tricô. Se você precisar de ajuda, dá uma olhada lá na minha listinha!

Alguns outros posts aqui do blog também podem te ajudar a conhecer um pouco mais sobre os materiais. Se você quiser entender mais sobre tipos de agulha, não deixe de ler esse post. Se quiser conhecer as diferentes fibras que compõem os fios, confira esse outro post.

E então? Você está preparado para se aventurar no tricô? Então pegue agulhas e fio que em breve postarei o primeiro vídeo da série de tricô para iniciantes!

 

5 comentários

  1. Olá, Pris!
    Adorei o seu site!! Muito educativo!
    Estou querendo aprender sobre tricô e estou amando ler as suas postagens! Me deixou muito animada com a arte de tricotar.
    Muito obrigada pela ajuda!!!
    Bjs.

    • Oi Isabel! Que bom que você está curtindo o blog! Fico feliz de poder ajudar! Bjs 😘❤️

  2. Oi Pris!
    Eu sei que esse artigo foi há 2 anos atrás, mas eu quero muito aprender tricô na quarentena, gostaria de saber se pra fazer itens como: bolsinhas, pelúcia, cachecol, gorro, etc. É com tricô ou crochê que eu faço isso?

    Camilla, 12 anos.

    • Oi Camilla!
      Depende… todas essas coisas podem ser feitas em crochê ou tricô. Mas resultado vai ser diferente 😉
      Procure algo que você gostaria de fazer e veja se é crochê ou tricô. Com o tempo vai ficar bem claro para você a diferença.
      Quando são peças de vestuário (blusas, casacos etc), eu prefiro tricô, porque acho que fica mais macio e com um caimento melhor.
      Para fazer bichinhos, bolsas e objetos de decoração, crochê fica ótimo.
      Mas é uma questão de gosto pessoal. A verdade é que ambas as técnicas podem ser usadas para todas essas coisas. Mas é o que eu falei.. o resultado é bem diferente.

      Bjs!

Deixe seu comentário