Deprecated: Required parameter $function follows optional parameter $pattern in /home1/hkdcr179/public_html/wp-content/plugins/wp-cerber/cerber-scanner.php on line 3421
Blusa top-down: noções básicas - Pris Lopes

Ano passado participei de uma oficina da Nat Petry na Micapullo sobre blusa top-down com mangas raglan que, sinceramente, mudou minha vida tricoteira. Já tinha visto várias receitas feitas dessa maneira, mas nunca tinha experimentado fazer e nem tinha noção de que seria tão útil aprendê-la!

A técnica top-down é bem o que o nome diz. A peça é tricotada de cima para baixo, ou seja, da gola para a cintura. Essa é uma técnica muito prática e que, até agora, sempre têm dado certo para mim. Então, se você gosta de tricotar blusas, recomendo muito tentar, pois você poderá customizá-las como quiser. Com algumas adaptações, você também poderá usar a técnica top-down para tricotar casacos. Legal, né?

Na verdade existem vários tipos de blusa top-down.  Também é possível tricotar blusas de outros estilos começando pela gola. O modelo raglan é apenas uma dessas opções.

 

AMOSTRAS E CÁLCULOS INICIAIS

Para começar, você precisará tricotar uma amostra. Não tem como fazer uma blusa sem uma amostra, pois você não terá como adivinhar quantos pontos vai precisar. Na verdade, não existe nada que você possa tricotar sem antes fazer uma amostra. Se você não sabe o que é uma amostra, eu explico tudinho nesse post aqui. E nesse vídeo, eu e a Iris Alessi conversamos um pouco sobre a importância das amostras.

Depois de contar quantos pontos correspondem a 10 cm, você deverá medir a gola, que vai depender do modelo que você quiser fazer. Naturalmente, uma gola mais aberta vai precisar de mais pontos. Assim, meça a circunferência da gola ao redor do decote. Lembre-se de que a blusa tem que passar pela sua cabeça, então não adianta fazer uma gola muito apertada.

Aqui vai um exemplo de como calcular o número de pontos para a gola:

Digamos que sua amostra tenha 30 pontos a cada 10 cm. Você quer uma gola de 60 cm de circunferência. Fazendo uma regra de três simples, você chegaria à conclusão de que precisa de 180 pontos:

30 pt — 10 cm

x pt — 60 cm

10x = 30×60

x = 1800 / 10

x = 180

 

GOLA

Depois de colocar os pontos na agulha circular, é a hora de fazer a barra (canelado) da gola. Você também pode fazer a gola depois de terminar a peça, levantando os pontos ao redor do decote.

Nesse exemplo o resultado será um suéter reversível, ou seja, sem diferença entre frente e costas. Fica com uma gola estilo “canoa”. Existe maneiras de fazer a gola mais anatômica com carreiras encurtadas ou com aumentos progressivos, mas isso é assunto para outro post.

 

RAGLAN

Quando a gola chegar ao comprimento desejado, você deverá separar o tricô em 4 partes usando marcadores. Siga a proporção: 35% dos pontos para as costas, 15% para uma das mangas, 35% para a frente, 15% para a outra manga. Voltando ao exemplo anterior, você teria:

180 pts = 63 pts (costas), 27 pts (manga), 63 pts (frente), 27 pts (manga)

Dividindo os pontos para começar os aumentos.
Dividindo os pontos para começar os aumentos.

A partir daí, você deverá fazer 1 aumento para cada lado do marcador (total de 8 aumentos na carreira). Recomendo que você deixe pelo menos 1 ponto entre os aumentos. Gosto de deixar 2 pontos porque acho que fica mais bonito, mas dá para fazer até trança entre os aumentos.

Para fazer os aumentos você pode usar a técnica que quiser. Cada uma vai dar um visual diferente. Eu geralmente uso M1R e M1L. Se você precisar, tenho um post explicando as diferentes técnicas de aumento com fotos da aparência final de cada uma delas.

Detalhe da manga raglan.
Detalhe da manga raglan.

Você deve continuar a fazer os aumentos carreira sim carreira não até que a peça fique com comprimento suficiente para chegar abaixo das axilas (o tamanho dependerá do seu corpo e da profundidade da gola). Em seguida, você deverá separar os pontos que formarão as mangas. Reserve esses pontos em outra agulha, num alfinetão ou em um pedaço de fio aleatório e deixe os pontos do corpo na agulha circular. É recomendável que você monte pontos extras abaixo das axilas para melhorar o caimento. Mas isso também é complexo demais para explicar neste post.

 

CORPO

A partir da carreira seguinte você irá unir frente e costas em uma só peça. Assim, sua blusa não terá costuras nas laterais do corpo. Eu acho muito chato costurar as peças depois de prontas. Se você é como eu, vai sentir até alívio quando terminar sua blusa top-down e não precisar costurar!

Siga tricotando o corpo da blusa até chegar ao comprimento que você deseja. Tricote a barra (canelado) da maneira e do comprimento que você preferir, e tire os pontos da agulha. Se você tem o quadril grande como eu, recomendo que você use algum tipo de arremate flexível, para garantir que a blusa não vai ficar apertada ali. Depois do arremate, o corpo da sua blusa top-down estará pronto! Agora só faltarão as mangas!

 

MANGAS

Transfira os pontos reservados para as mangas para a agulha adequada. Se você quiser fazer as mangas de modo circular, sem costuras, pode usar agulhas de duas pontas (DPNs) ou laço mágico. Se você não tem experiência com essa técnica, faça as mangas em agulhas retas mesmo, e feche com uma costura após terminar. Fique atento para não mudar a tensão do tricô ao trocar de agulhas. Para isso, dê preferência para agulhas feitas com o mesmo material (saiba mais sobre agulhas aqui!). Caso você decida fazer as mangas com tricô plano, poderá usar a mesma agulha circular que usou para fazer o corpo como se fossem agulhas retas.

Ao reservar os pontos das mangas, é comum que a parte embaixo do braço (axilas) fique um pouco esburacada. Não se desespere! Você poderá consertar isso ao fechar a costura das mangas, caso esteja fazendo-as em tricô plano. Mas se você decidiu tricotá-las de modo circular com agulhas de ponta dupla, recomendo levantar alguns pontos na agulha para evitar o buraco.

Agora, você só precisará tricotar as mangas e costurá-las (no caso do tricô plano). Após fazer o acabamento dos fios soltos sua blusa estará pronta!

Detalhe da blusa top-down.
Detalhe da blusa top-down.

Eu sei que só explicar sem mostrar como fazer não tira todas as dúvidas. Quem sabe gravo um tutorial em vídeo um dia. Se você gostaria de assistir, deixe um comentário. Também super recomendo as aulas da Nat Petry sobre top-down. Vale muito a pena! Depois de dominar essa técnica você vai ter facilidade para fazer blusas e casacos da maneira que você  quiser!

18 comentários

  1. Gostei muito da explicação! esses dias encontrei um vídeo na internet que mostrava como fazer um top down, mas ele não tinha som, então foi uma coisa meio visual mesmo, e a pessoa fazia esse acréscimo de pontos quando ia fazer as mangas, e no corpo também, e eu fiquei meio sem entender direito… caso você faça um vídeo pro canal um dia poderia falar sobre isso também? Beijinhos!

    • Oi Carol! Estou pensando em fazem um passo a passo de top-down, mas acho que vai ficar pro ano que vem. Mas está no topo da minha lista de vídeos! 🙂 Bjs!

  2. Leila Sabio Sassaki Responder a %s

    Prissss, Devorei cada linha desse post! Eu tô inclusive fazendo uma blusa de manga curta pra mim usando esse método – depois de fazer pros meus bichinhos, achei que podia enfim tentar uma pra mim.
    Tá dando certo! Eu já tinha visto um video em inglês da moça subindo uns pontos nas axilas mas na hora não associei ao *buraco* que fica quando separamos os pontos das mangas, mas agora que vc falou ficou claro que nem água… rsrsrsrs
    Muito obrigada por compartilhar suas dicas conosco de forma tão clara! Adoro teus vídeos com pontinhos novos e espero, um dia, ver um passo a passo de top down do seu canal, but without pressure, in his time…. rsrsrsrs
    Um beijo e boa semana pra você!

    • Oi Leila!
      Aquelas blusas que você fez para os bichinhos ficaram fofas demais! Amei muito! Você faz circular? Com laço mágico ou agulhas de 2 pontas?
      Pois é, esse buraco é um desafio mesmo!
      Quero fazer um passo a passo de top-down no canal. Pensei em fazer um TJ (tricote junto), para quem quiser me acompanhar no projeto. Acho que pode rolar no começo do ano que vem, porque esse fim de ano está muito enrolado para mim. O que você acha?

      Bjs! 🙂

      • Prisssss!!! Hoje que vi sua resposta, acredita? Já ate te mandei msg no Insta depois desse post, no caso era sobre a touca… rsrs
        As blusas dos bichinhos fiz em laço magico, mas tô louca querendo um kit de agulhas duas pontas – vou comprar na china mesmo, mas estou esperando uma encomenda que ta parada desde março no tratamento internacional… enquanto não conseguir receber essa, to meio desanimada de comprar outras coisas fora… mas voltando as agulhas e ao tricô: eu fiz uma blusa top down aberta, arrisquei ate um ponto decorativo no corpo, ficou bacana, mas ainda não ta 100% do jeito que eu queria… agora to fazendo outra fechada, listrada, aproveitando as linhas que tenho por aqui… eu assisto tudo quanto eh video sobre essa tecnica pq acho que eh a menos tediosa em se tratando de fazer peças grandes, mas existe pouco conteudo em português… ainda bem que temos você, super disposta e generosa a dar essas aulas maravilhosas no seu canal! 🙂 Tô ansiosa esperando seu TJ pq quero ver suas dicas pra poder chegar na peça perfeita! Um beijo e obrigada por compartilhar seus conhecimentos de forma tão didatica no youtube!!! Adoroooo!!!

  3. Oi Pris, o post é excelente, como todo o material que vc disponibiliza ! Estou aguardando o dia em que você postará um vídeo sobre raglan, com agulha circular ( vc terá a seu favor mais esse diferencial pois os vídeos das brasileiras são 99% com agulhas retas ), aí sim terei coragem de tentar, pois sei que será impecável. Parabéns pelo seu trabalho lindo !!!

  4. Oi Pris!!!! Obrigada pelo seu post! Tentei fazer minha primeira topdown seguindo uma receita do site drops design…. mas ela ficou gigante! Mesmo eu tendo feito minha amostra e cálculos proporcionais….. não entendi…. e me frustrei muito. Agora, vendo seu post, vou fazer sem seguir uma receita pronta de aumentos e etc….. vou fazer do zero, seguindo suas orientações postadas aqui.
    Claro que sou super fã de ver seus vídeos…. e claro, pra mim eu também amaria ver um vídeo de topdown feito por você…..
    E de preferência, um que ensine uma blusa trabalhada na frente…… todos os vídeos de topdown que eu achei até hoje, são somente para peças em meia somente… nada de trança ou outro ponto…… Bolei um esquema agora de combinação de pontos e vou me arriscar…. tomara que dê certo…… Depois mostro, se der certo…. kkkkkk

    Sobre agulha de duas pontas, amei aprender (acho que aprendi… kkkk)….. mas não vou comprar uma de duas pontas… vou me arriscar usando a tulip intercambiável como se fosse uma agulha de duas pontas….. acho que vai rolar….. pelo menos, é o improviso que consigo, neste período de pandemia….. te conto depois se vai dar certo….

    Beijos e obrigada, como sempre, por suas explicações!
    Paz e bem!

  5. Artigo excelente 🙂 ??. Acabei de me deparar com o seu blog e gostaria de dizer que realmente gostei de navegar pelas postagens do seu blog. Afinal, estarei assinando seu feed e espero que você escreva novamente em breve!

    • Oi Marcia! Muito obrigada! Infelizmente não tenho dado conta de atualizar o blog por causa do canal, que me toma muito tempo. Mas quero voltar atualizá-lo mais frequentemente em breve. Bjs!

  6. Olá Pris, por favor tenho uma dúvida , na hora de tricotar as mangas, e depois frente e costas, os furinhos do raglan são tecidos junto com as mangas ou com a frente e costas. Obrigada. Adoro seus posts.

  7. Fiz para minha filha de 4 anos e meio
    o pescoço dela certinho era 30cm mas fiz 34 cm
    e a amostra deu
    10cm – 16 pontos
    ao total de 56 pontos para topdown fiz um pouco e testei mas qdo fui colocar na cabeça dela só a pala nao entrou na cabeça …
    a cabeça dela tem 51 cm
    pode me ajudar ?

  8. VALÉRIA ELIAS DE MELO GREGORES Responder a %s

    Amei suas explicações. Muito didática. Vou tentar colocar tudo em prática. Muito obrigada

  9. adorei sua tecnica e gosytaria de visualizar em video..como tem muitos no yutube …sobre tricô…
    amo fazer tricô e croche , pois pois trabalho com tricô desde os meus nove anos de idade faz

Deixe seu comentário